terça-feira, 12 de junho de 2007

Uma Casa Típica Japonesa



Japão e sua cultura estão em moda . Nos últimos anos fomos envolvidos por roupas , arte e desenhos de jardins , decoração de interiores ... A influencia do lendário Império do Sol Nascente se expressa de maneiras diversas em nosso cotidiano . No âmbito da Arquitetura , tanto interior como exterior , a harmonia dos lares típicos japoneses tem deixado sua marca .

Mas , como é uma autentica casa japonesa ? Porque tanta aceitação no mundo ocidental ? Para entender estas questões o melhor é conhecer como se concebe uma casa nipônica e descobrir que se encontra nela . Somente desta maneira poderemos compreender o motivo da revolução do estilo oriental.

A casa japonesa por excelência não tem nada a ver com o conceito de

residência ocidental .Os espaços e a distribuição são muito diferentes .Em primeiro lugar , sua estrutura é de madeira com paredes muito finas e as portas que dividem as diversas salas são de correr e são feitas de papel . Desta maneira , consegue-se um efeito muito particular . A casa é dividida ligeiramente e os diversos espaços configuram um ambiente único .

O único lugar dividido realmente é a entrada da casa . Onde é encontrado um sapateiro , justamente colocado para que as pessoas deixem seus sapatos quando chegam da rua e os troquem por chinelos ou andem descalços.

Outra coisa que pode surpreender aos ocidentais são as habitações japonesas que não tem cama . Os nipônicos descansam sobre “ Futon “ , que é uma espécie de colchão de algodão . Que durante o dia é guardado em armários .

O piso é feito de “ Tatami ”, composto por placas de fibras naturais.

As quais são colocadas sobre vigas de madeira entrelaçada com espaço para que passe ar por baixo .Quando o “Tatami” é novo , solta um cheiro de madeira durante meses , que agrada aos habitantes da casa .

O banheiro é com segurança o lugar que mais surpreende um visitante estrangeiro . Existe um elemento que chama a atenção;”Ofuro”,

banheira em japonês .Trata-se de uma banheira estreita mas profunda.

Que pode submergir uma pessoa até os ombros . Geralmente antes de entrarem no "ofuro " banham-se , pois o utilizam para relaxar .

As obras obras de arte mais diferentes se encontram localizadas em lugar especifico dentro da casa , esta é denominada “tokonoma” e consiste em pequenos buracos nas parede com plataforma mais elevada que o resto da habitação de “Tatami” , onde podem ser decorado com miniaturas de arvores “Bonsay” ou outros elementos , deixando o lugar mais relachante .







Hoje em dia é difícil encontrar uma casa tradicional japonesa na sua concepção mais conservadora , mais ainda assim a casa japonesa há tido a influencia na distribuição dos espaços nas tendências decorativas mais vanguardistas do ocidente .O gosto pela tranqüilidade e austeridade nas formas de estilo japonês é muito apreciado na busca do relachamento e paz nos membros de uma sociedade tão estressante como a ocidental .

Nenhum comentário: