sexta-feira, 8 de junho de 2007

Lâmpadas e LEDs




Lâmpadas incandescentes têm avanço para concorrer com fluorescentes compactas

A empresa norte-americana General Eletric anunciou o desenvolvimento de uma lâmpada incandescente que poderá ser tão eficiente quanto as já tradicionais lâmpadas fluorescentes compactas, também conhecidas como PL.

A lâmpada incandescente foi inventada por Thomas Edison há 125 anos atrás. Edison foi o fundador da General Eletric.

Lâmpadas fluorescentes compactas

As lâmpadas fluorescentes compactas já estão dominando o mercado. Embora custem mais caro, elas são mais econômicas e tem uma vida útil maior. A Austrália anunciou a algumas semanas que pretende proibir o uso de lâmpadas incandescentes nos próximos anos, porque as lâmpadas PL já são largamente disponíveis e consomem menos energia.

Talvez essa caminhada possa ser interrompida com a nova tecnologia. Segundo a empresa, o avanço consiste na utilização de novos matérias no filamento – a parte que se aquece no interior do bulbo até emitir luz. O interior do bulbo é um ambiente de vácuo, o que impede que o filamento requeime.

Lâmpadas incandescentes de alta eficiência

Batizada de HEI (“Hight Eficiency Incandescent”), a nova lâmpada possui a mesma qualidade, brilho e cor da luz das lâmpadas compactadas, produzindo cerca de 30 lumes por watt – isto é duas vezes mais do que as lâmpadas incandescentes atuais.

As novas lâmpadas HEI deverão ser fabricadas nas versões entre 40 e 100 watts, as mais consumidas hoje.

O preço deverá ser inferior à das lâmpadas fluorescentes. A empresa afirma ser possível elevar essa eficiência até um nível quatro vezes maior do que as lâmpadas atuais, ainda antes de 2010.

Leds

“LED” é a sigla em inglês para Light Emitting Diode, ou Diodo Emissor de Luz. O Led é um diodo semicondutor, que quando energizado emite luz visível.

Globo LED E27

Funciona diretamente nas tensões de 127v ou 220v. E27 está disponível em dois modelos com 12 e 21 leds.

No modelo de luz branca a emissão de luz é uniforme e constante. No modelo multicolorida há alternância automática das cores. Ausência de irradiação direta de calor. Resistência à vibração e impactos. Longa durabilidade de até 100 mil horas. Apresentam baixo consumo de energia elétrica, apenas 1w.

Dicróica Led

Funciona diretamente nas tensões de 127v ou 220v.

Lâmpada Led Dicróica é composta por 20 leds de alta luminosidade.

Emissão de luz uniforme e constante. Disponível nas cores branca, vermelha, azul, verde, âmbar e neutra. Ausência de irradiação direta de calor. Resistência a vibração e impactos. Longa durabilidade de até 100 mil horas.

Baixo consumo de apenas 1 w por lâmpada. Intensidade luminosa equivalente a uma halógena de 40w.

Um móvel relaxante com luzes LED e sistema de som

O “Transport” é um móvel com um desenho oval feito com fibra de vidro que foi criado para pessoas que buscam um oásis de tranqüilidade para se isolar do mundo lá fora, sem precisar sair do conflito de sua casa. O projeto foi criado pelo designer Alberto Frias e tem caixas de som, uma série de luzes LED que são sincronizadas com as músicas que você está escutando, um colchão de água e uma almofada formando um ambiente projetado para te deixar bem relaxado.

Os preços variam de acordo com a quantidade de luzes que você quer incluir no Transport. O modelo básico custa US$ 10.000.

Saiba mais no site do designer Via Born Rich.

Morpheus, crie Ambientes diferentes com Luzes LED

Os modelos de luz ambiente Morpheus são perfeitos para criar climas diferentes em sua casa, de acordo com seu estado de espírito.

O Morpheus usa três luzes Lumied Luxeon da Philips e cria tonalidades a partir das cores vermelho, verde e azul. Você pode escolher uma cor fixa ou um ciclo de cores para criar um efeito mais interessante.

As lâmpadas LED incluídas podem durar até 40 anos, então você não precisa nem se preocupar com isto.

Saiba mais e veja uma galeria de imagens e um vídeo no site de Morpheus Via Technabob.

Papéis de parede feitos com LED

O famoso designer Ingo Maurier mostrou suas criações com LED’s aplicados em carpetes, papéis na exposição Spazio Krizia 2006 em Milão.

“Novas tecnologias de designers constantemente despertam meu interesse e a minha imaginação. Nós trabalhamos com tecnologia mais inovadora e matérias simples, para dar forma a idéias estéticas, às vezes chamadas poéticas.” Diz Ingo.

Visite o site de Ingo Maurer. Via New launches.

Nova lâmpada de LED’s, mais econômica e eficiência

A Mule Lighting lançou a LEDison, uma nova série de lâmpadas LED criadas para substituir as lâmpadas tradicionais. Ao contrário da maioria das lâmpadas LED, estas são compatíveis com os bocais comuns. Elas estão sendo usadas para substituir lâmpadas de 10 a 60 watts em locais de trabalho.

Duram 10 vezes mais do que uma lâmpada comum e usam apenas 1 watt de energia.

Elas ainda não estão sendo produzidas em escala e por isso ainda são muito caras, mas logo estarão a venda em uma loja perto de você.

Saiba mais no site da Mule Lighting via Eco Geek.

Imagine uma cobertura que parece um vidro sombreado durante o dia, mas que se ilumina durante a noite.

O Lumiwall da Sharp é como uma bateria transparente que guarda a energia solar durante todo o dia para alimentar o seu sistema de iluminação LED noturno, que não foi feito para iluminar sua casa e sim dar um toque suave.

A previsão é que o Lumiwall esteja à venda ainda em 2007.

Saiba mais na Sharp via Tree Hugger.

Usando LED na arquitetura

O site de revista Wired apresenta uma galeria de imagens sobre produtos de arquitetura que usam LED’s de maneira inteligente e criativa.

Confira aqui via Leds Magazine.

Luminária Solar (da “force line”)

Ideal para uso em jardins, quintais, guia de passagem e caminhos.

Instalada em qualquer lugar, dispensa fiação e economiza energia. Possui placa que capta energia solar e transforma em energia elétrica, carregando bateria interna.


Nenhum comentário: