sexta-feira, 8 de junho de 2007

Água

TRATAMENTO DE ÁGUA

A água cobre 75% da superfície da terra . A água salgada está presente nos mares e oceanos e representa 97,4% de toda a água . A doce , portante , não chega a 3% , sendo que 90% desse volume corresponde a geleiras eo resto a rios, lagos e lençóis subterrâneos . Daí a importância da preservação dos mananciais .

Para que possa ser consumida , sem apresentar riscos à saúde , ou seja tornar-se potável , a água tem que ser tratada , limpa e descontaminada. Com o objetivo de oferecer água de boa qualidade,às cidades mantem-se captações em rios , lagos e barragens , responsáveis por 80% do volume total produzido . Os 20% restantes , grande parte destinada a abstecer pequenas localidades , são buscados em mananciais subterrâneos . A preservação destes mananciais como forma de garantir o abastecimento , é uma prioridade e deve ser compartilhada com toda a comunidade , pois a qualidade dos recursos hídricos é fundamental para o equilíbrio ambiental .

A água deve ser captada dos rios , lagos e riachos por meio de bombas . Esta água é conduzida , através das adutoras de água bruta , até as estações de tratamento de água , também chamadas de ETAs . na ETA , a água que chega nem sempre é potável . Ali é transformada em água limpa , saudavel . Um serviço deficiente de abastecimento de água potável afeta o saúde das populações .

Por isso , é importante contar com um sistema adequado de abastecimento .O sistema de agua potável é um conjunto de estruturas , equipamentos e instrumentos destinados a produzir água de consumo humano a fim e entrega-la aos usuários em quantidade e qualidade

adequadas , tendo um serviço continuo a um custo razoável . Os sistemas de abastecimento de água potável afeta a saúde das populações . por isso , é importante contar com um sistema adequado de abastecimento .Produzir água potável não é fácil . Requer investimentos de grandes cifras para construir estações de tratamento e comprar insumos necessários para purifica-la A qualidade de água água tratada depende de seu uso . E é de vital importância para a saúde publica que a comunidade conte com um abastecimento seguro que satisfaça as necessidades domesticas tais como consumo , a preparação de alimentos e higiene pessoal . para alcançar este propósito devem ser cumpridas uma serie de normas de qualidade ( física , química e microbiológica ) , de tal maneira que a água esteja livre de organismos capazes de originar enfermidades e de qualquer mineral ou substância orgânica que possa prejudicar a saúde.

Na nossa cidade temos as Estações de Tratamento de Água : Central , Bairro do Santo Antonio , Bairro João de Souza , Bairro Domingos de Sylos e Bairro Cassuci .

TRATAMENTO DE ESGOTO

A água é utilizada de diversas maneiras no dia-a-dia , para tomar banho ,lavar louça , na descarga do vaso sanitário . Depois de ser utilizada ela passa a ser chamada de esgoto . A origem do esgoto pode ser de domestica , pluvial ( água de chuva ) e industrial ( água utilizada processos industriais ) . Se não receber tratamento adequado , o esgoto pode causar enormes prejuízos à saúde publica por meio de transmissão de doenças . Seja pelo contato direto ou de ratos , baratas e moscas .Ele pode ainda poluir rios e fontes , afetando os recursos hídricos e a vida vegetal e animal. Para evitar esses problemas , as autoridades sanitárias instituíram padrões de qualidade de efluentes .Afinal , o o planejamento de um sistema de esgoto tem dois objetivos fundamentais: a saúde publica e a preservação ambiental

Atravez da rede coletora publica , o esgoto sai das residências e chega á estação de tratamento ,denominada ETE . O sistema é longo pois o esgoto é recolhido por ramais prediais e levado para bem longe , o que exige a realização de grandes obras subterrâneas ao longo das ruas .Uma vez instalada a rede coletora e implantado o sistema de tratamento , é a vez dos usuários fazerem a sua parte . É preciso que cada morador peça a ligação da sua residência à rede coletora para contribuir com a saúde publica e a recuperação ambiental .

Na nossa cidade de São José do Rio Pardo temos as estações de tratamento de esgoto do Cassuci e Domingos de Sylos , mas 90% é despejado diretamente nos córregos e rios . A Nestlé conta com um sistema próprio de tra-tamento de esgoto .

Nenhum comentário: