quinta-feira, 7 de junho de 2007

Camobi


Casa Modular Bioclimática

Camobi é uma uma casa que pode ampliar , desmontar ,transportar e mudar de localização, construir sem cimento , não deixa vestígios no ambiente quando se move e mantem um bioclimatismo eficaz . Seus materiais são naturais ( madeira , cortiça ,cristal , barro ....) Todas as tubulações elétricas , hidráulicas , cabos , interruptores ,caixas de registro , etc. estão livres de PVC . Os protetores são vernizes naturais , com pouca manutenção . Sua concepção bioclimática permite auto regular a temperatura , conservando o calor no inverno e o frescor no verão .

A Camobi pode ser desenhada como uma casa autosuficiente , com o uso de energias renováveis e outras aplicações , de forma que não necessite aportes energticos do exterior nem emita resíduos ; assim, se pode evitar a dependência de infraestrutura pública ( eletricidade ,esgoto ..) . Por não utilizar cimento na sua implantação é desmontável e móvel .


Estilo construtivo

São aplicados dois sistemas construtivos em função de sua estrutura exterior : estrutura pesada de tronco laminado ( Estilo nórdico ) e estrutura leve de tabuleiros e vigas ( Estilo americano) .

Características e qualidades

A Camobi parte de sua concepção de uma arquitetura leve e natural , que emprega materiais ecológicos , não contaminantes e biocompatíveis , e que reúne as seguintes características :

Móvel . Por ser uma construção que não utiliza cimento , tem apossibilidade de ser completamente desmontável e transportável , sem deterioração de suas partes , nem do solo onde se encontra .

Modular . Pode ser ampliada ou desmontada sem a necessidade de demolições nem escombros , pois todas as partes ( paredes , piso ,cobertura , janelas, portas ...) são modulares desmontáveis e intercambiáveis .
Autônoma . Tem a possibilidade de ser auto regulada energéticamente , pelo correto uso das fontes de Energias Renováveis aplicadas `a geração de eletricidade , água quente,calefação ..além disso , se pode incorporar um serviço de compostagem opcional que permita reciclar os resíduos sólidos e líquidos gerados na morada , para seu posterior uso como adubo orgânico no jardim ou na horta .

Bioclimatica . No desenvolvimento do desenho se buscou um equilíbrio entre interior e exterior da casa : no verão se está mais fresco dentro que fora e no inverno se está mais quente dentro que fora .

Biocompativel . Foram utizados os seguintes criterios na seleção dos materiais : 1. Que sejam técnicamente idôneos para a função construtiva que devem cumprir . 2. Que sejam naturais , saudáveis , recicláveis . 3. Que sua produção , uso de resíduos não gerem problemas nem para as pessoas nem para o meio ambiente.

Duradoura .Todas as características da casa , especialmente o bioclimatismo e a biocompatibilidade , permitem que esta construção seja tão duradoura ou mais que as realizadas com os materiais convecionais

Ecoacessórios . Opcionalmente foi desenvolvido ar acondicionado , coletor solar de água quente , cozinha solar , serviços compostos , moinhos de vento para bombeamento de

água e etc .

Nenhum comentário: