segunda-feira, 18 de junho de 2007

Prajeto - Maquete Supermercado Fonseca

ARQUITETURA ODAIR ROBERTO DE OLIVEIRA



Vista Aérea-Fachada



Vista Aérea


terça-feira, 12 de junho de 2007

Uma Casa Típica Japonesa



Japão e sua cultura estão em moda . Nos últimos anos fomos envolvidos por roupas , arte e desenhos de jardins , decoração de interiores ... A influencia do lendário Império do Sol Nascente se expressa de maneiras diversas em nosso cotidiano . No âmbito da Arquitetura , tanto interior como exterior , a harmonia dos lares típicos japoneses tem deixado sua marca .

Mas , como é uma autentica casa japonesa ? Porque tanta aceitação no mundo ocidental ? Para entender estas questões o melhor é conhecer como se concebe uma casa nipônica e descobrir que se encontra nela . Somente desta maneira poderemos compreender o motivo da revolução do estilo oriental.

A casa japonesa por excelência não tem nada a ver com o conceito de

residência ocidental .Os espaços e a distribuição são muito diferentes .Em primeiro lugar , sua estrutura é de madeira com paredes muito finas e as portas que dividem as diversas salas são de correr e são feitas de papel . Desta maneira , consegue-se um efeito muito particular . A casa é dividida ligeiramente e os diversos espaços configuram um ambiente único .

O único lugar dividido realmente é a entrada da casa . Onde é encontrado um sapateiro , justamente colocado para que as pessoas deixem seus sapatos quando chegam da rua e os troquem por chinelos ou andem descalços.

Outra coisa que pode surpreender aos ocidentais são as habitações japonesas que não tem cama . Os nipônicos descansam sobre “ Futon “ , que é uma espécie de colchão de algodão . Que durante o dia é guardado em armários .

O piso é feito de “ Tatami ”, composto por placas de fibras naturais.

As quais são colocadas sobre vigas de madeira entrelaçada com espaço para que passe ar por baixo .Quando o “Tatami” é novo , solta um cheiro de madeira durante meses , que agrada aos habitantes da casa .

O banheiro é com segurança o lugar que mais surpreende um visitante estrangeiro . Existe um elemento que chama a atenção;”Ofuro”,

banheira em japonês .Trata-se de uma banheira estreita mas profunda.

Que pode submergir uma pessoa até os ombros . Geralmente antes de entrarem no "ofuro " banham-se , pois o utilizam para relaxar .

As obras obras de arte mais diferentes se encontram localizadas em lugar especifico dentro da casa , esta é denominada “tokonoma” e consiste em pequenos buracos nas parede com plataforma mais elevada que o resto da habitação de “Tatami” , onde podem ser decorado com miniaturas de arvores “Bonsay” ou outros elementos , deixando o lugar mais relachante .







Hoje em dia é difícil encontrar uma casa tradicional japonesa na sua concepção mais conservadora , mais ainda assim a casa japonesa há tido a influencia na distribuição dos espaços nas tendências decorativas mais vanguardistas do ocidente .O gosto pela tranqüilidade e austeridade nas formas de estilo japonês é muito apreciado na busca do relachamento e paz nos membros de uma sociedade tão estressante como a ocidental .

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Dicas Sobre Telhados

Para calcular a inclinação tire a medida da extensão horizontal entre a parte mais alta do telhado e a extremidade da cobertura , incluindo os balanços , multiplique o valor por 0,35 e o resultado será a altura mínima da cumeeira , em relação ao ponto mais baixo do telhado .Ou seja 35% significa que para cada metro na horizontal , o telhado deve subir 35% m na vertical .

Ao calcular a altura lembre-se de considerar a altura da caixa d`água , caso a mesma esteja sob o telhado , deixe ao menos 0,30cm no ponto mais próximo da tampa , para poder fazer manutenção. Caso seja instalado coletor solar , a caixa d`água deverá estar mais alta que as placas coletoras sobre o telhado, para que o sistema funcione naturalmente , por isso que hoje em dia vemos pequenas torres sobre os telhados .

A qualidade do serviço de carpintaria é vital para o telhado , senão houver precisão nas medidas e ângulos , ficará complicado dar certo a cobertura . A qualidade da madeira também é de grande importância ; madeira verde ou úmida tende a vergar demais sob o peso das telhas .

Compre sempre 10% a mais de telhas , deixando guardadas no forro , para eventuais reposições , telhas da mesma fornada se encaixam melhor que as de fornada diferentes.

TELHAS CERÂMICAS

A telha de barro é um produto milenar . O uso de telhas cerâmicas no país ocorre desde o descobrimento do Brasil . Inicialmente , as telhas eram feitas manualmente com mão de obra escrava , onde estes as moldavam nas suas próprias pernas , de acordo com o depoimento de antigos oleiros . Por mais que surjam novos produtos para coberturas , geralmente são mais caros ou de menor eficiência .

Testada e comprovada na Europa atravez dos séculos .No Brasil ,cidades como : Olinda , Recife , Ouro Preto, ostentam coberturas com telhas de cerâmica .

Com o decorrer dos tempos ganhou aperfeiçoamento tecnológico diminuindo seu peso , permitindo assim mais segurança à sua cobertura .

De um produto rústico , transformou-se ganhando maior resistência e beleza.



TIPOS

Para que você conheça mais os variados tipos de telha de cerâmica faço aqui uma lista dos tipos mais encontrados no mercado .

Telha Americana-

12 peças p/m2 , peso médio : 3,3 kg -


Telha Francesa –

15 peças p/m2 , peso médio : 2,75 kg

Modelo natural



Telha Paulista –

-Pequena – 28 peças p/m2- peso médio 2,2 kg

-Media – 26 peças p/m2 – peso médio 2,35 kg

-Grande( Paulistona)—22 peças p/m2- peso médio 2,5 kg



Telha Portuguesa –

16 peças p/m2 – peso médio 2,7 kg

Modelos : Natural , Mesclado e Branca


Telha Chinesa –

16 peças p/m2 – peso médio 2,6 kg

Modelos : Natural e Branca


Telhas de Acabamento :


Cumeeiras – 3 peças p/m2 linear


-Cumeeira de Bico





-Cumeeira Redonda





-Lateral da telha Romana


-Cumeeira Redonda


Modelos : Branca e mesclada


-Cumeeira Inicial Pata de Leão ou Final de Espigão

Modelo Natural



Telha Colonial –

-Plus ou Telhão- 16 peças p;m2-peso médio 3 kg

-Intermediaria – 22 peças p/m2-peso médio 2,5 kg

-Telhinha – 27 p/m2-peso médio 2,1 kg

Modelos : Natural Capa e Canal , Mesclada e Branca


Telha Italiana –

13 peças p/m2 –peso médio 2,7 kg

Modelos : Natural (Claro e Escuro)


Telha Plan –

Normal 26 peças p/m2 – peso médio 2,2 kg

Grande 24 peças p/m2 –peso medio 2,3 kg


Telha Romana –

16 peças p/m2 –peso médio 2,7 kg



Telhas Coloridas –

Cores: amarelo , azul, marrom , cinza ,preto, verde, vermelho, branco e

mescladas. Sendo que estas cores possuem varias tonalidades .


Telha Holandesa-(da João Vogel )

17 peças p/m2 – peso médio 2,20 kg

Varias cores

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Sensores de Presença de Embutir



Ligam automaticamente, quando o interruptor interno detecta radiação infravermelha causada por variação de movimento ou temperatura em sua área de monitoração, e desligam automaticamente na ausência de movimento. Tem frequência de 50/60 Hz. Possuindo vários modelos para diferentes necessidades.

A utilização pode ser feita para todos os tipos de lâmpada, sejam, fluorescentes, incandescentes, mistas, eletrônicas, etc.

Possui uma voltagem bivolt automático. Potência máxima de controle em 127v de 300w a 750w(dependendo do modelo) e em 220v de 500w 1500w. Quantidade de 3 fios.

Proporciona temporizador ajustável, podendo ser para 4 segundos, ou até mesmo 6 minutos.

Seu ângulo de monitoração é de 120º a 360º e distância de até 12 metros. Possui também fusível de proteção contra curto, ajuste de sensibilidade e até fotocélula (pode ser programada para acionamento somente à noite ou dia e noite).

Quando o modelo apresentar chave L/D com 3 posições é considerado ideal para dormitórios.

A principal vantagem do sensor de presença é a economia de até 90% de energia elétrica em áreas que não necessitam de iluminação constante como corredores, halls, edifícios, garagens, escadas, banheiros, etc.

Entrou na sua frente ele acende a luz e permanece ligado no tempo pré programado, tempo suficiente para a sua segurança e economia.

Sensor de presença para embutir em forro 360º

Caracterizado pelas mesmas propriedades dos sensores de presença em geral, sendo tal, ideal para embutir em forros como gesso, madeira, etc.

Diferencia-se pelo seu ângulo de monitoração que chega a 360º.

Sensor de Presença por Ultrasom Regulável para Sobrepor em Teto ou Parede 360°

Este considerado ideal para banheiros sem ventilação, liga automaticamente o interruptor interno quando detecta movimento causado por deslocamento de ar em uma área aproximada de 40m² e desliga automaticamente na ausência de movimento.

Seus atributos também são na maioria, comuns aos dos sensores de presença em geral.

Possui modelos que podem variar com quantidade de 2 ou 3 fios, modelo capaz de ser acionado por som (ventilação natural ou forçada pode gerar disparos falsos) e monitoramento de até 360º. Modelos reguláveis e resistentes a umidade.

Detector de gás

Próprio para detectar vazamento de gás de botijão (GLP) ou gás de rua. Características: entrada para fonte externa 110/220v a c – 12v cc, sirene, entrada de gás para teste, entrada de gás, sensor ligado, sensor acionado. Acompanha fonte de alimentação 12 v.

Detector de gás de cozinha

Aparelho destinado à detecção de acúmulo de gás no ambiente. Quando ocorre um vazamento aciona uma sirene interna e um relé com contato NA/NF (normalmente aberto/ normalmente fechado) quando o nível de gás estiver entre 5 e 10% do limite inferior de explosão.

Sensor de fumaça com alarme

Sinaliza fumaça automaticamente, soando sirene embutida auxiliando na prevenção de incêndios.

Indispensável para a segurança de residências, condomínios e empresas.

Com um raio de alcance de 10m, utiliza bateria de 9 volts. Alguns modelos podem ser usados em conjunto com central de alarme.

Casa Modular CSN

A Companhia Siderúrgica Nacional vem desenvolvendo há dois anos um sistema de construção modular de açogalvanizado .

Os painéis de aço são montados por encaixe e revestidos nas duas faces , com gesso acantonado no interior e vinil importado , na parte exterior .

A construção de uma casa de 50 m2 leva de 15 a 30 dias para ficar pronta .

Além de casas populares a CSN já construiu a Biblioteca da companhia , uma unidade da rede MC Donald`s e uma casa para sede de pais e amigos de deficientes físicos de Volta Redonda . A Companhia garante segurança para a construções de até quatro pavimentos . As fundações podem ser variadas .Alvenaria executada em perfis de aço que em suas laterais são dobradas para obter as colunas , unidos aos outros módulos por parafusos ou rebites . A alvenaria interna e externa possuem bom isolamento térmico e acústico. As instalações elétricas e hidraulicas são embutidas entre as placas de gesso acantonado. As esquadrias são de aço zincado, pintadas na fabrica .A estrutura do telhado é feita de também de aço zincado e dobrado . As telhas podem ser de aço ou barro. As áreas sujeitas a humidade constante , como banheiros e cozinha , recebem revestimento cerâmico em toda a parede . Uma casa de 54m2 construída em Volta Redonda ( R.J.) custa em torno de R$ 15.000,00 .

Home page www.csn.com.br

Elevadores Residenciais



O elevador é um dispositivo de transporte utilizado para mover bens ou pessoas verticalmente . O primeiro elevador foi criado em Roma no século I a C , por um engenheiro chamado Vitrúvio .

Era um sistema de transporte de carga vertical , baseado num conjunto de roldanas movido por força humana , no qual eram empregados muitas vezes escravos , animais ou água .

Em 1853 o dispositivo de segurança que entra em ação no caso dos cabos se romperem , foi concebido pelo estadunidense Elisha G. Otis , mas só mais tarde ,em 1889 apareceram os elevadores elétricos .

Levando-se em conta o numero de pessoas transportadas , a distância percorrida e o numero de elevadores no mundo , o elevador é o meio de transporte mais seguro .

A cadeira Elevador “Superglide” da ACORN

Muita gente deseja continuar a morar na sua própria casa, mas a perda de mobilidade pode fazer a subida e descida das escadas cada vez mais difícil.

Durante muitos anos a Cadeira Elevador da ACORN foi fabricada e instalada em milhares de residências, providenciando aos clientes cadeiras-elevadores que são de confiança, seguras e fáceis de usar. Oferecendo soluções para os problemas de acesso a mobilidade do dia-a-dia.

Modelos variados como: uso interno e externo.

DWA – Utilizações mais comuns

Normalmente usados em construções de dois andares, tanto em residências quanto em locais públicos como bancos, clínicas médicas, hospitais, casas de diversões, etc.

Atende à atual legislação que privilegia deficientes físicos dando condições de acesso aos lugares públicos que de outro modo ficaria difícil e dispendioso por serem necessárias rampas de acesso por cadeira de rodas.

Escolas, cinemas que funcionam no segundo piso também são beneficiados com este projeto. Transporta com segurança tanto a pessoa quanto cadeira de rodas, evitando o transtorno das escadas.

O modelo standart comporta 1 pessoa e sua cadeira de rodas e o ajudante. Pode transportar também 3 pessoas, sem cadeira de rodas. Pode ser fabricado em qualquer configuração necessária e em qualquer medida, adequando-se ao seu espaço disponível.

Estes elevadores são de simples instalações, adaptáveis aos locais já habitados, pois dispensam a construção de poço de elevador convencional podendo também ser aplicado em área externa ou interna.

Não necessitam de casas de máquinas, pois ela já vem incorporada no seu próprio conjunto, na sua própria coluna.


ENGETEX- Plano Inclinado

Atuando no ramo de plano inclinado , em parceria com empresas européias vem desenvolvendo soluções para o transporte em desníveis acentuados .

O equipamento pode ser usado nas mais diversos tipos de inclinações.

Água

TRATAMENTO DE ÁGUA

A água cobre 75% da superfície da terra . A água salgada está presente nos mares e oceanos e representa 97,4% de toda a água . A doce , portante , não chega a 3% , sendo que 90% desse volume corresponde a geleiras eo resto a rios, lagos e lençóis subterrâneos . Daí a importância da preservação dos mananciais .

Para que possa ser consumida , sem apresentar riscos à saúde , ou seja tornar-se potável , a água tem que ser tratada , limpa e descontaminada. Com o objetivo de oferecer água de boa qualidade,às cidades mantem-se captações em rios , lagos e barragens , responsáveis por 80% do volume total produzido . Os 20% restantes , grande parte destinada a abstecer pequenas localidades , são buscados em mananciais subterrâneos . A preservação destes mananciais como forma de garantir o abastecimento , é uma prioridade e deve ser compartilhada com toda a comunidade , pois a qualidade dos recursos hídricos é fundamental para o equilíbrio ambiental .

A água deve ser captada dos rios , lagos e riachos por meio de bombas . Esta água é conduzida , através das adutoras de água bruta , até as estações de tratamento de água , também chamadas de ETAs . na ETA , a água que chega nem sempre é potável . Ali é transformada em água limpa , saudavel . Um serviço deficiente de abastecimento de água potável afeta o saúde das populações .

Por isso , é importante contar com um sistema adequado de abastecimento .O sistema de agua potável é um conjunto de estruturas , equipamentos e instrumentos destinados a produzir água de consumo humano a fim e entrega-la aos usuários em quantidade e qualidade

adequadas , tendo um serviço continuo a um custo razoável . Os sistemas de abastecimento de água potável afeta a saúde das populações . por isso , é importante contar com um sistema adequado de abastecimento .Produzir água potável não é fácil . Requer investimentos de grandes cifras para construir estações de tratamento e comprar insumos necessários para purifica-la A qualidade de água água tratada depende de seu uso . E é de vital importância para a saúde publica que a comunidade conte com um abastecimento seguro que satisfaça as necessidades domesticas tais como consumo , a preparação de alimentos e higiene pessoal . para alcançar este propósito devem ser cumpridas uma serie de normas de qualidade ( física , química e microbiológica ) , de tal maneira que a água esteja livre de organismos capazes de originar enfermidades e de qualquer mineral ou substância orgânica que possa prejudicar a saúde.

Na nossa cidade temos as Estações de Tratamento de Água : Central , Bairro do Santo Antonio , Bairro João de Souza , Bairro Domingos de Sylos e Bairro Cassuci .

TRATAMENTO DE ESGOTO

A água é utilizada de diversas maneiras no dia-a-dia , para tomar banho ,lavar louça , na descarga do vaso sanitário . Depois de ser utilizada ela passa a ser chamada de esgoto . A origem do esgoto pode ser de domestica , pluvial ( água de chuva ) e industrial ( água utilizada processos industriais ) . Se não receber tratamento adequado , o esgoto pode causar enormes prejuízos à saúde publica por meio de transmissão de doenças . Seja pelo contato direto ou de ratos , baratas e moscas .Ele pode ainda poluir rios e fontes , afetando os recursos hídricos e a vida vegetal e animal. Para evitar esses problemas , as autoridades sanitárias instituíram padrões de qualidade de efluentes .Afinal , o o planejamento de um sistema de esgoto tem dois objetivos fundamentais: a saúde publica e a preservação ambiental

Atravez da rede coletora publica , o esgoto sai das residências e chega á estação de tratamento ,denominada ETE . O sistema é longo pois o esgoto é recolhido por ramais prediais e levado para bem longe , o que exige a realização de grandes obras subterrâneas ao longo das ruas .Uma vez instalada a rede coletora e implantado o sistema de tratamento , é a vez dos usuários fazerem a sua parte . É preciso que cada morador peça a ligação da sua residência à rede coletora para contribuir com a saúde publica e a recuperação ambiental .

Na nossa cidade de São José do Rio Pardo temos as estações de tratamento de esgoto do Cassuci e Domingos de Sylos , mas 90% é despejado diretamente nos córregos e rios . A Nestlé conta com um sistema próprio de tra-tamento de esgoto .